Palestras, Oficinas e Workshops

Dia 21/8 (terça-feira)

PALESTRA: A PERFORMANCE HOJE
Palestrante: Marcelo Gandhi.
Período: 18h30 às 21h30
Público: produtores culturais, professores, artistas, estudantes de arte e demais interessados a partir de 18 anos.
Inscrições até 20/8.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A palestra discutirá a performance enquanto exercício de pensamento e desenvolvimento de uma postura mais consciente a respeito das ações coletivas e individuais no tecido social e criativo, focando-se na cena performática brasileira e latino-americana e investigando sua influência em outras linguagens, artísticas ou não artísticas.

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Gandhi atua nas áreas de música experimental, desenho e performance. Integra o Viewing Program, do Drawing Center de Nova York. Participou de festivais e mostras no Brasil e no exterior (Chile, Argentina, Estados Unidos e Suécia).

Dia 23/8 (quinta-feira)

LABORATÓRIO DO ARTISTA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA INSTALATIVA
Coordenação: Rubens Espírito Santo.
Período: 10h às 16h
Público: artistas e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições até 22/8.
Seleção: primeiros inscritos.
10 vagas.

O laboratório propõe um trabalho colaborativo para a concepção e realização de uma obra efêmera, com materiais de baixo custo e sucata, projetada para um local determinado (site-specific), a fim de propiciar um intercâmbio de ideias e experiências entre o artista convidado e os artistas locais.

O artista plástico Rubens Espírito Santo, fundador do Atelier do Centro, tem um currículo significativo em mostras individuais e coletivas, textos críticos e curadoria. Expôs no Instituto Tomie Ohtake, no Centro Cultural Maria Antonia, na Pinacoteca do Estado e no Art-Forum de Berlim.

PALESTRA: SITE-SPECIFIC – A ARTE FISICAMENTE ACESSÍVEL
Palestrante: Rubens Espírito Santo.
Período: 18h30 às 21h30.
Público: artistas e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições até 22/8.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas

Site-specific (ambiente específico, em tradução livre) é um termo que designa o trabalho artístico que é concebido e realizado de acordo com locais predeterminados. A palestra tem o objetivo de esclarecer essa linguagem artística, apontando suas principais características e discutindo a obra de artistas como Hélio Oiticica, Artur Barrio, Richard Serra e Joseph Beuys.

Dia 25/8 (sábado)

PALESTRA: O EXTRAORDINÁRIO NA FOTOGRAFIA DE TRÊS FOTÓGRAFOS CONTEMPORÂNEOS
Palestrante: Sidney Tamai.
Período: 14h às 16h.
Público: interessados nas áreas de fotografia, arte contemporânea e estudantes a partir de 16 anos.
Inscrições até 24/8.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.

Apresentação e investigação do trabalho de três importantes fotógrafos – o francês Henri Cartier-Bresson e os brasileiros Eustáquio Neves e Gal Oppido –, dialogando com conceitos filosóficos de Roland Barthes e Giles Deleuze para estudo dos princípios de apagamento, ocultamento e expulsão, característicos na arte moderna e contemporânea.

Fotógrafo, arquiteto e pesquisador, Sidney Tamai é mestre em Multimeios pela Unicamp, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e professor na Unesp. Atua também na organização de eventos fotográficos, como o Festival de Fotografia Hercules Florence, de Campinas.

De 28 a 30/8 (terça, quarta e quinta-feira)

WORKSHOP: A ARTE DA PERFORMANCE, SUPORTE PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE AÇÕES
Coordenação: Cecília Stelini.
Período: 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 18 anos com experiência em artes plásticas, visuais ou cênicas.
Inscrições até 22/8.
Seleção: carta de interesse.
10 vagas.

A proposta do workshop é a de orientar os participantes na elaboração e execução de ações performáticas, conciliando artes visuais, teatro e outras linguagens numa expressão que lida diretamente com o efêmero, o corpo, o ambiente e com a troca de experiências entre público e artista.

Formada pela FAAP, Cecilia Stelini atua como artista experimental, produzindo projetos de intervenções urbanas e performances. É proprietária do ateliê “AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas”, em Campinas e membro fundadora do grupo Pparalelo de Arte Contemporânea.